top of page

Mitos e verdades sobre a catarata



A doença, que ocorre com frequência em idosos, gera problemas à visão. O principal sintoma é a vista embaçada, pois que o cristalino se torna opaco. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a catarata é a causadora da perda da visão em 51% dos casos.


O número ainda é muito alto, considerando as diversas tecnologias existentes, que permitem o tratamento rápido e sem riscos. Pensando nisso, vamos desmistificar alguns mitos e verdades sobre a questão:


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a catarata é a causadora da perda da visão em 51% dos casos.


1.Colírios são suficientes para curar e prevenir o surgimento da doença.

MITO! O tratamento mais eficaz é a cirurgia, pouco invasiva, de curta duração e com bons resultados na maioria dos casos.


2.A catarata atinge apenas idosos.

MITO! Conforme já falamos aqui, a doença é predominante em idosos, mas não acontece apenas nessa fase da vida.


3.A catarata não pode ser evitada, mas é possível diminuir as chances de manifestação. VERDADE! Assim como todas as doenças, manter bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável ajudam a reduzir a incidência da catarata.


4.É possível que não seja mais necessário o uso de óculos após a cirurgia.

VERDADE! Cada caso é diferente, mas é possível que a visão seja restabelecida, minimizando ou dispensando a necessidade do óculos.


5.A recuperação da cirurgia leva meses.

MITO! Devido à simplicidade do procedimento, é comum que, logo após a cirurgia, o paciente já retorne a enxergar, voltando às suas atividades normais em poucos dias.



Imagem: Rawpixel.com (Freepik)

Comments


bottom of page