A doença, que ocorre com frequência em idosos, gera problemas à visão. O principal sintoma é a vista embaçada, pois que o cristalino se torna opaco. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a catarata é a causadora da perda da visão em 51% dos casos.
O número ainda é muito alto, considerando as diversas tecnologias existentes, que permitem o tratamento rápido e sem riscos. Pensando nisso, vamos desmistificar alguns mitos e verdades sobre a questão:
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a catarata é a causadora da perda da visão em 51% dos casos.
1.Colírios são suficientes para curar e prevenir o surgimento da doença.
MITO! O tratamento mais eficaz é a cirurgia, pouco invasiva, de curta duração e com bons resultados na maioria dos casos.
2.A catarata atinge apenas idosos.
MITO! Conforme já falamos aqui, a doença é predominante em idosos, mas não acontece apenas nessa fase da vida.
3.A catarata não pode ser evitada, mas é possível diminuir as chances de manifestação. VERDADE! Assim como todas as doenças, manter bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável ajudam a reduzir a incidência da catarata.
4.É possível que não seja mais necessário o uso de óculos após a cirurgia.
VERDADE! Cada caso é diferente, mas é possível que a visão seja restabelecida, minimizando ou dispensando a necessidade do óculos.
5.A recuperação da cirurgia leva meses.
MITO! Devido à simplicidade do procedimento, é comum que, logo após a cirurgia, o paciente já retorne a enxergar, voltando às suas atividades normais em poucos dias.
Imagem: Rawpixel.com (Freepik)
Commentaires