top of page

Uso óculos: será que vou passar no exame do Detran?


Um medo muito comum entre os motoristas que usam óculos, é quando precisam renovar suas habilitações e, pra isso, passar pelo teste de acuidade visual.


Neste post, eu vou explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto.


O teste de acuidade visual analisa a capacidade que uma pessoa tem de enxergar no dia a dia, distinguindo cores, formatos e contornos. A condição considerada normal é chamada de visão 20/20, o que significa que um indivíduo é capaz de enxergar detalhes em uma distância de até 20 pés (cerca de 6 metros).


O teste é realizado com a Tabela Snellen, criada em 1862, cujo nome é uma homenagem ao oftalmologista que a desenvolveu. Para a avaliação, o paciente é posicionado em frente ao quadro, a uma distância de 20 pés, sendo questionado sobre quais letras de cada linha ele enxerga.


O exame deve ser realizado por um médico oftalmologista, quando o paciente apresenta queixas como:

  • Irritação nos olhos;

  • Dificuldade para ler a distância;

  • Dificuldade para diferenciar ou reconhecer as cores;

  • Necessidade de aproximar muito o rosto do celular, computadores ou outros dispositivos;

  • Problemas para enxergar em locais excessivamente claros ou escuros.

Quando falamos especificamente sobre a capacidade visual para aprovação no teste do Detran, as exigências são as seguintes:

  • Para habilitação nas categorias C, D e E: acuidade visual central igual ou superior a 20/30 em cada olho,ou igual/superior a 20/30em um olho e igual ou superior a 20/40no outro. A visão binocular mínima deve ser equivalente 20/25.

  • Para habilitação nas categorias A e B: acuidade visual central igual ou superior a 20/40 em cada olho,ou igual/superior a 20/30 em um dos olhos, com pelo menos percepção luminosa (PL) no outro.

Além desses aspectos, os candidatos são avaliados quanto à sua visão periférica e percepção luminosa. Os valores obtidos no teste podem indicar o uso obrigatório de óculos, que constará na habilitação.


Se você sente alguma dificuldade visual, não corra o risco de dirigir dessa forma, pode ser perigoso para você e para as outras pessoas. A Dra. Andreia Laranjeira atende no CEM Laranjeira em Canela/RS. Agende sua consulta pelo fone (54) 3303-6121 ou pelo WhatsApp (54) 99648-1593.


Comments


bottom of page