Você já ouviu falar na DMRI - Degeneração Macular Relacionada à Idade?

É verdade que, com a idade, algumas doenças podem surgir. E esse é o caso da DMRI, que costuma ocorrer a partir de 60 anos, afetando a Mácula (área central da retina). Com a doença, ocorre a baixa visão central, que afeta principalmente a leitura.

Pele clara, olhos claros, exposição excessiva ao Sol, consumo de tabaco e alimentos ricos em gorduras são alguns fatores que podem estar relacionados à Degeneração Macular Relacionada à Idade. A prevenção e o tratamento da DMRI são realizados por meio de vitaminas e antioxidantes, devidamente indicados pelo médico oftalmologista, além do uso de óculos com proteção UVA e UVB. Uma dieta adequada também é importante nesse processo.

Os principais sintomas são a distorção de imagens, o picotamento das letras na leitura e manchas no centro da visão (escotomas), que dificultam atividades que exigem mais da atenção visual. Os danos à visão central são irreversíveis, mas o diagnóstico precoce e os cuidados, conforme orientação médica, podem ajudar a controlar alguns efeitos da doença.

Alguns testes podem ser realizados pelo próprio paciente, que deve procurar imediatamente o seu oftalmologista, caso apresente quaisquer dificuldades.

Confira:

• Coloque os óculos para perto, caso use. • Feche o olho esquerdo com a palma da mão. • Olhe na tela com o olho direito e fixe o olhar no ponto central. Verifique se as grades estão tortas, se há mancha ou se falta uma parte da tela. • Repita o teste tampando o olho direito e mantendo o esquerdo aberto.

Agende sua consulta com a Dra. Andreia Laranjeira, pelo fone (54) 3303-6121 ou diretamente pelo WhatsApp (54) 99648-1593. A Dra. Andreia atende no CEM - Centro de Especialidades Médicas Laranjeira em Canela/RS.